top of page

Campinenses-do-sul participam da oficina de propostas da revisão do Plano Diretor e da elaboração do Plano de Mobilidade

Atualizado: 10 de abr.

Ao redor de uma mesa com mapas e canetas, os participantes apontam para o mapa enquanto discutem questões relacionadas ao município.
Os participantes puderam fazer apontamentos e localizá-los nos mapas do município. | Foto: Ilana Kruchelski/URBTEC™

Na noite de quinta-feira, 4 de abril, os munícipes interessados na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade de Campina Grande do Sul (PR) participaram de uma oficina comunitária realizada na Secretaria de Ação Social, Família e Cultura, localizada no Jardim Paulista. No evento, os participantes se envolveram em dinâmicas de grupo e debateram sobre temas prioritários tratados nesta fase de construção coletiva das propostas para ambos os planos. 


Com suporte técnico municipal e a condução de atividades metodológicas propostas pela URBTEC™, empresa responsável pelo planejamento dos planos, os participantes apresentaram suas propostas e fizeram apontamentos nos mapas disponibilizados nos grupos de trabalho. 

A arquiteta urbanista, Débora Follador, ressaltou a importância desse momento:


“Queremos ouvir a população e acatar as indicações dos principais pontos positivos e anotações sobre as áreas que necessitam de maior atenção por parte dos planejadores, visando atender às expectativas e aos interesses coletivos”, disse. 

A discussão em torno da revisão do Plano Diretor abordou principalmente assuntos relacionados à infraestrutura urbana, ao desenvolvimento socioeconômico, ao meio ambiente e à ocupação territorial, além de outras questões voltadas à organização e ao reordenamento do município de forma geral. 


Com alinhamento à elaboração do Plano de Mobilidade, também foram levantadas propostas com foco nos temas ligados ao sistema viário, transporte, ciclovias, acessibilidade, deslocamento de cargas e meios de locomoção motorizados e não motorizados, entre outros. 


As discussões realizadas nessa oficina tiveram como base o diagnóstico elaborado pelas equipes técnicas envolvidas (da consultora URBTEC™ e da Prefeitura Municipal) e a leitura comunitária do município, desenvolvido em oficina comunitária de diagnóstico e a partir das contribuições pelos meios digitais disponibilizados para a população.


Em um auditório com palco e tela de projeção, acontece uma apresentação, no slide é possível ler "O que é o plano diretor" e "O que é o plano de mobilidade" com respectivas imagens relacionadas.
A população campinense-do-sul pactuou o diagnóstico do município em audiência pública. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Esse diagnóstico foi apresentado ao público durante a segunda audiência pública, realizada no Teatro Municipal no início da semana, em 2 de abril. Nessa ocasião, os técnicos detalharam os aspectos-chave da leitura da realidade de Campina Grande do Sul, abordando questões que contribuem para a construção coletiva das propostas elaboradas nesta oficina comunitária.


A participação contínua da população é fundamental para o andamento da iniciativa de revisão do Plano Diretor e para a elaboração do Plano de Mobilidade do município. Mais informações estão disponíveis no site oficial dos instrumentos: www.planoscampina.com.br/.

Comments


bottom of page