top of page

Consolidação do Plano de Mobilidade de Colombo é pactuada em audiência pública

Atualizado: 1 de jun. de 2023

A população colombense participou de mais uma audiência pública da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Colombo (PR).


Auditório com pessoas sentadas em cadeiras. Ao fundo, mulher em pé discursa em frente a um telão.
A quarta audiência pública apresentou uma síntese do conteúdo do Plano de Mobilidade e recolheu contribuições. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A quarta audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Colombo (PR) aconteceu na noite de 30 de março (terça-feira), no auditório da Regional Maracanã, transmitida pelo canal da Prefeitura no YouTube.


No evento, foram apresentados os conteúdos referentes à etapa de consolidação do PMU, como o Plano de Ações e Investimentos (PAI), os instrumentos técnico-legais e os ajustes na estrutura organizacional do município. Os participantes também puderam contribuir com dúvidas e sugestões, enriquecendo o processo de construção coletiva do plano.


“É com muita alegria que estamos finalizando mais um plano em Colombo. Esperamos que as propostas se concretizem e colaborem para o desenvolvimento de uma cidade melhor para todas as pessoas”, declarou Manoela Feiges, arquiteta e urbanista da URBTEC™.

Na audiência, foram destacadas as especificações sobre a implantação de algumas das ações propostas no plano, como as fontes de recursos, as prioridades e os prazos, entre outros detalhamentos do PAI.


Ao todo, foram elaboradas 8 diretrizes, 24 propostas e 319 ações distribuídas nas temáticas: Sistema Viário e Circulação; Modos Motorizados Coletivos; Modos Motorizados Individuais; e Modos Não Motorizados.


Auditório com pessoas sentadas em cadeiras. Ao fundo, homem em pé discursa em frente a um telão.
As principais propostas consolidadas do plano foram apresentadas na audiência. O conteúdo na íntegra está disponível no site da Prefeitura. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Os ajustes na estrutura organizacional do município foram outro assunto na audiência. As sugestões objetivam otimizar os processos, aprimorar a comunicação entre as secretarias e potencializar a implantação do plano.


Por fim, foi apresentado o conjunto de leis que será apreciado na Câmara Municipal de Colombo. Os Instrumentos Técnico-legais incluem: Lei do Sistema Viário; Lei do Plano de Mobilidade Urbana; Decreto de Calçadas; Decreto de Circulação de Carga; e Decreto do Transporte Individual Privado.

O PLANO DE MOBILIDADE

O Plano de Mobilidade Urbana de Colombo é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN), e da empresa de consultoria URBTEC™.


Homem em pé fala no microfone ao lado de pessoas sentadas em cadeiras.
Participantes contribuíram com dúvidas e sugestões. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

O processo de elaboração do PMU envolveu extensas análises técnicas, pesquisas em campo e levantamento de dados. A sociedade contribuiu em diversas oportunidades nas seis oficinas comunitárias e nas quatro audiências públicas, e por meio dos canais virtuais de contribuição.


Todo o trabalho é guiado pelos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012). Os documentos e relatórios produzidos estão disponíveis na página do plano no site da Prefeitura Municipal de Colombo.


bottom of page