Na sexta-feira, 06 de outubro, a população de Paranaguá participou da Segunda Audiência Pública dos Planos de Mobilidade e Transporte Coletivo Urbano. A equipe da URBTEC™ apresentou a síntese das etapas que trazem propostas com base em diretrizes elaboradas para esses planos, visando promover a acessibilidade universal, a equidade e o desenvolvimento sustentável do município.
A sessão, promovida pela Prefeitura Municipal de Paranaguá e coordenada por técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), ocorreu no Cine Teatro Municipal Rachel Costa e foi transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura Municipal no YouTube. O evento reuniu moradores, autoridades, vereadores, empresários e membros da sociedade civil organizada.
Os participantes puderam novamente contribuir com sugestões para o processo de planejamento e construção coletiva dos planos. "Nesta etapa, busca-se compartilhar diretrizes que fundamentam as propostas e ações elaboradas para enfrentar os desafios que todos os parnanguaras enfrentam no dia a dia", disse o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.
Entre as propostas estão soluções relacionadas a trânsito, tráfego, interseções, congestionamentos, conexões a vias e rodovias, e outros aspectos ligados à acessibilidade e às condições de calçadas.
"Verifica-se uma grande participação de bicicletas no tráfego da cidade, e isso precisa ser incentivado por propostas que garantam a implementação do sistema cicloviário urbano", avalia o diretor.
No que diz respeito ao transporte coletivo, o plano apresenta propostas voltadas a renovação da frota, criação de novas linhas e rotas, ampliação de horários e melhorias na infraestrutura, visando oferecer mais conforto e agilidade aos usuários do sistema atualmente ofertado de forma gratuita pelo município.
Os planos agora avançam para as etapas finais, em que ocorrem as consolidações de ações e investimentos, bem como a elaboração de minutas de leis que serão apreciadas e aprovadas na Câmara Municipal de Vereadores. No caso do Plano de Transporte Coletivo, ainda será finalizado o termo de referencia com a proposta do novo edital de concessão das linhas operadas pelo sistema de transporte público municipal.
Comentarios