top of page

PDOT-DF avança com reuniões de pré-propostas

Integrantes do Grupo de Trabalho Institucional (GTI) participaram de oito encontros para debater propostas no processo de revisão do PDOT-DF


Fotografia de um grupo de pessoas em reunião ao redor de uma mesa. Um homem aponta para um mapa exibido em uma tela, enquanto os demais observam atentamente.
As propostas para a revisão do PDOT-DF foram espacializadas em mapas e registradas em planilhas, com o auxílio de técnicos da URBTEC™. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A construção coletiva do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do Distrito Federal (DF) avançou para a etapa de propostas em outubro de 2024. Entre os dias 21 a 30, membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) participaram de oito reuniões voltadas para o aprimoramento de propostas no processo de revisão do PDOT.


Os encontros ocorreram presencialmente na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em Brasília. Colaboradores da URBTEC™ auxiliaram nas dinâmicas, facilitando o registro e a sistematização das contribuições dos participantes. O GTI é formado por profissionais de diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e por membros do Comitê de Gestão Participativa (CGP).


A cada reunião, um dos eixos temáticos foi incorporado às discussões. Os temas abordados incluíram: Habitação e Regularização Fundiária; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; Mobilidade; Gestão Social da Terra; Participação Social e Governança; e Território Resiliente. Uma reunião para a consolidação das propostas está agendada para o dia 7 de novembro.

 

Fotografia de pessoas em uma reunião sentadas ao redor de uma mesa. Um homem levanta a mão para falar e outros participantes observam uma tela com um mapa.
Nos encontros, participantes puderam aprofundar os debates nos oito eixos temáticos que guiam a revisão do PDOT-DF. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Após esses eventos, ainda estão previstas diversas oportunidades para a população discutir as propostas para o desenvolvimento urbano do DF em novembro e dezembro de 2024. Em seguida, serão realizadas audiências públicas para a consolidação da revisão, em 2025. Por fim, a minuta do Projeto de Lei Complementar do PDOT será apreciada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) e, posteriormente, encaminhada à Câmara Legislativa.


“É com muita satisfação que estamos auxiliando a condução do processo participativo desse importante instrumento de planejamento da capital brasileira. Temos o compromisso de retratar a participação popular na revisão do PDOT”, declarou Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™.

 

METODOLOGIA

A dinâmica das reuniões de pré-propostas com o GTI compreendeu uma breve apresentação sobre a síntese da leitura técnica de cada eixo temático, com destaques para as principais problemáticas e potencialidades identificadas nas etapas de diagnóstico e prognóstico da revisão do PDOT.


Fotografia de três pessoas sentadas à mesa, falando para o público. No fundo, é visível o logotipo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do GDF.
Uma síntese do conteúdo da leitura técnica foi apresentada no início de todas as reuniões. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A partir dessa capacitação, os participantes foram divididos em seis grupos para discutir as proposições, levando em consideração as Unidades de Planejamento Territorial (UPT): Central e Central Adjacente I; Central Adjacente II; Norte; Leste; Sul; e Oeste.


“Pensando em como transformar o cenário atual e tendencial no cenário desejado, fizemos um exercício de traduzir em estratégias os meios para transformar a situação diagnosticada em propostas para o DF que queremos no futuro. Por isso, técnicos de diferentes órgãos trouxeram suas percepções e expertises para construir propostas mais robustas, coerentes, sustentáveis e factíveis”, explicou Mário Pacheco, Coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh.

As discussões duraram cerca de três horas, e as contribuições foram espacializadas por meio de pontos e polígonos no software Google Earth, e também registradas em planilhas, para sistematização.


HISTÓRICO

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial vigente é de 2009, e teve sua revisão iniciada em 2019, a qual foi suspensa devido à pandemia. Os trabalhos continuaram nos anos posteriores, com o Plano Diretor sendo revisado pela Seduh em conjunto com outros órgãos do GDF e com a sociedade civil.


Nesse processo, foram realizados oito “Encontros para Pensar o Território” e sete oficinas temáticas, em formatos virtuais e presenciais. Em 2023, aconteceram 55 oficinas participativas nas regiões administrativas, abordando diferentes temáticas, com o objetivo de estudar e debater com a população a situação atual e as perspectivas futuras do território.


O conteúdo resultante dessas oportunidades de participação popular foi pactuado em duas audiências públicas. A partir dessas contribuições, foram elaboradas as leituras técnica e comunitária do território, com levantamentos que irão embasar a construção da próxima Lei Complementar que instituirá o PDOT.


Todas as informações, os documentos e os canais de contribuições estão disponíveis no site oficial do processo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal: https://sistemas.df.gov.br/PDOTSEDUH/PDOT.



GALERIA DE FOTOS:



Comentarios


URBTEC™ | Av. João Gualberto, 1721, 12º andar, Curitiba (PR) — 80030-001 |  contato@urbtec.com.br  |  +55 41 3281 1900

bottom of page