Nessa etapa, foram realizadas 17 sessões para apresentar e debater os destaques do diagnóstico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, composta por 34 municípios.
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) concluiu com êxito o primeiro ciclo de audiências públicas para a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH). No período de 31 de julho a 29 de agosto, foram realizadas 17 sessões públicas com o objetivo de apresentar e debater o diagnóstico preliminar junto aos cidadãos dos 34 municípios que compõem a região e o seu colar metropolitano com 17 municipalidades.
A equipe do Consórcio PDDI-RMBH Sustentável, liderada pela URBTEC™ e pela Envex, teve uma participação ativa na realização dos eventos da etapa de consolidação do diagnóstico com a população.
“Tivemos a oportunidade, nesta ocasião, de compartilhar as análises realizadas a partir de informações levantadas com base em dados e documentos oficiais, e de receber importantes contribuições que complementaram este diagnóstico, que servirá como base para as propostas a serem pactuadas com a população metropolitana”, afirmou Gustavo Taniguchi, representante do consórcio.
No primeiro ciclo, foram promovidas audiências nos seguintes municípios metropolitanos: Brumadinho (31/07); Vespasiano (01/08); Contagem (02/08); Pedro Leopoldo (03/08); Lagoa Santa (04/08); Esmeralda (07/08); Florestal (08/08); Ibirité (09/08); Caeté (10/08); Juatuba (11/08); Itaguara (16/08); Igarapé (17/08); Rio Acima (21/08); Baldim (23/08); Capim Branco (24/08); São Joaquim de Bicas (28/08); e Nova União (29/08). Os demais municípios serão sedes do segundo ciclo de audiências públicas na próxima fase.
Em cada sessão, foi possível compartilhar os destaques do diagnóstico preliminar de dois municípios, contando com a participação de todas as comunidades metropolitanas. Após a apresentação técnica, abriu-se espaço para que cidadãos, autoridades, membros de setores da sociedade civil organizada e demais participantes pudessem apresentar as suas contribuições.
Além do espaço disponibilizado nas audiências, as contribuições também puderam ser submetidas por meio do preenchimento de formulários enviados para o e-mail da Agência Metropolitana. No site da agência, o documento completo, com mais de 600 páginas, está disponibilizado para consulta.
“Agradecemos por todas as contribuições, ressaltando a importância contínua desta colaboração para o desenvolvimento de uma região metropolitana ainda mais inclusiva, sustentável e próspera”, disse Charliston Moreira, Diretor de Planejamento Metropolitano da Agência da RMBH.
As sessões públicas do primeiro ciclo foram transmitidas pelo canal da agência no YouTube. Para mais informações, visite o site: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/.
コメント