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Propostas para a mobilidade urbana de Pato Branco (PR) são debatidas em oficinas

Atualizado: 19 de jul.

População pato-branquense contribuiu com a construção coletiva para o futuro dos deslocamentos no município


Fotografia de pessoas em uma sala, sentadas e em pé envolta de uma mesa e apontando para um mapa ao centro.
As contribuições da população serão incorporadas aos produtos e relatórios do PMU. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

As propostas para a mobilidade urbana de Pato Branco (PR) foram debatidas em quatro eventos participativos entre os dias 9 e 11 de julho de 2024. Em três oficinas comunitárias, a população pato-branquense pôde contribuir com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do município do sudoeste paranaense. Também foi realizada uma oficina técnica com membros da prefeitura.


Os eventos aconteceram em diferentes locais e consistiram em dinâmicas para construir coletivamente propostas de melhorias para os deslocamentos de pessoas e de bens no território. Temas como hierarquia viária, ciclovias, sinalização, calçadas, transporte coletivo e acessibilidade foram abordados nessas oportunidades de participação popular.


Anteriormente às dinâmicas, os participantes assistiram a uma síntese do diagnóstico elaborado na etapa anterior do Plano de Mobilidade. Os destaques apresentados pelos especialistas da empresa de consultoria URBTEC™ abrangeram o panorama atual da mobilidade no município e o cenário tendencial (a projeção para os próximos dez anos), caso não ocorram intervenções e melhorias.


“Estes eventos são essenciais para ouvir da população os seus desejos, anseios e necessidades em relação à mobilidade urbana. A partir das contribuições das oficinas, serão elaboradas propostas efetivas para elevar a qualidade de vida da população”, comentou Alceu Dal Bosco Junior, engenheiro civil e coordenador do PMU.

Para a dinâmica das oficinas, os cidadãos formaram grupos e debateram por cerca de uma hora os seguintes temas: modos motorizados individuais (como carros, motos e caminhões), modos motorizados coletivos (como ônibus) e modos não motorizados (como os deslocamentos por meio de bicicletas e a pé).


Fotografia de pessoas sentadas envolta de uma mesa, apontando para mapas ao centro.
Por meio de dinâmicas interativas, participantes propuseram melhorias, analisaram suas viabilidades e as espacializaram em mapas. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Além de descrever as propostas desejadas, os participantes também discutiram as viabilidades econômicas, ambientais e técnicas das proposições, apontando-as em mapas. Ao final, foram identificadas as propostas mais prioritárias do ponto de vista de cada grupo. Os eventos também contaram com a presença de servidores públicos municipais e representantes da Secretaria de Planejamento Urbano e do Departamento Municipal de Trânsito.

 

O PLANO DE MOBILIDADE URBANA

O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento que determina políticas públicas municipais que integram o planejamento urbano e de transporte, otimizando os deslocamentos das pessoas e dos bens nos mais variados meios de locomoção. Sua elaboração é amparada pela Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei Federal n.º 12.587/2012).


O processo de elaboração do PMU está na terceira fase, denominada “Diretrizes e Propostas para o Plano de Mobilidade Urbana”. Anteriormente, foram desenvolvidas a Metodologia, o Cronograma e a Mobilização (Etapa 1) e o Diagnóstico e o Prognóstico (Etapa 2).


Em seguida, na quarta e última fase, acontecerá a consolidação do PMU, que abrange medidas práticas para aplicação das estratégias por meio do Plano de Ação e Investimentos e sua institucionalização como lei municipal.

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