SEDUH e URBTEC promovem mais duas oficinas temáticas com moradores da UTP-Central Adjacentes II e UTP-Oeste IV do Distrito Federal.
A população residente em áreas das Unidades de Planejamento Territorial (UPT) Central Adjacentes II e Oeste IV do Distrito Federal foi ouvida, no sábado (9), em mais duas oficinas temáticas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), em parceria com a URBTEC™.
As contribuições fazem parte da programação de eventos com participação pública, que buscam discutir assuntos relacionados ao estudo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT-DF), cuja última atualização data de 2009.
As oficinas promovidas em centros educacionais das Regiões Administrativas também contaram com a presença de gestores, autoridades e técnicos envolvidos com as áreas de gestão, engenharia, arquitetura e planejamento urbano. Serão consideradas todas as manifestações feitas de forma oral ou escrita durante a realização das dinâmicas, com apontamentos positivos e negativos das áreas envolvidas no estudo.
Pela manhã, aconteceu a 2ª oficina temática do PDOT-DF no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) – Bernando Sayão, com participação de moradores das Regiões Administrativas de Ceilândia, Pôr do Sol, Taguatinga, Samambaia, Sol Nascente e Brazlândia (UTP-Oeste IV).
A 3ª Oficina foi realizada, no período da tarde, com participação dos residentes das Regiões Administrativas do Guará; Núcleo Bandeirantes; Riacho Fundo; Águas Claras; Vicente Pires; Arniqueiras; SCIA; SIA e Cidade Estrutural (UTP-Central Adjacentes II).
DINÂMICA – Os inscritos foram divididos em grupos menores para debater os assuntos relacionados aos eixos temáticos: Gestão Social da Terra; Habitação e Regularização; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; Mobilidade.
Foram discutidas ações sobre a Estrutura de Governança e Gestão participativa adotada no planejamento. Também fizeram anotações e indicações diretamente nos mapas disponibilizados durante as dinâmicas.
Ao final, e por meio de representação escolhida entre os próprios membros de cada grupo, apresentaram propostas e prioridades levantadas durante o debate.
As oficinas foram realizadas em concordância com as recomendações do órgão de vigilância sanitária nesta pandemia. Os participantes foram orientados ao uso obrigatório de máscaras durante todo o evento, com oferta de álcool em gel colocados em pontos estratégicos.
Nos mesmos horários dos eventos presenciais, as oficinas também ocorreram de forma on-line, com atividades de dinâmica ao público, via plataforma Zoom e transmissão pelo canal no Youtube da SEDUH. ***
Confira a programação:
Comments