Leituras comunitárias dão voz aos moradores do Distrito Federal
Sete oficinas temáticas aconteceram no mês de outubro, garantindo a participação popular na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT-DF).
Os eventos aconteceram presencialmente e também de forma virtual, abrangendo todas as Unidades de Planejamento Territorial (UPT), e respectivas Regiões Administrativas (RA), possibilitando que centenas de cidadãos compartilhassem suas realidades.
O processo de revisão do PDOT-DF está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), com o auxílio da empresa consultora URBTEC™ para a condução do processo de participação social. Todas as contribuições serão consideradas para a construção do diagnóstico, a ser apresentado em Audiência Pública.
Estavam presentes nos eventos presenciais o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Leandro Oliveira, e a secretária executiva de Planejamento e Preservação da SEDUH, Giselle Moll. Também se fizeram presentes os administradores das Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Em todas as ocasiões, as autoridades fizeram falas que reforçavam a importância da participação da sociedade na revisão do PDOT-DF, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001).
______________
FORMATO HÍBRIDO
Na dinâmica dos eventos presenciais os participantes elencaram pontos positivos e negativos sobre suas regiões e puderam fazer anotações em mapas, apresentando uma síntese no final.
Foram obedecidas todas as medidas sanitárias para redução de riscos relacionados à pandemia de COVID-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento social e disponibilização de álcool em gel.
Ao mesmo tempo, no evento virtual, a população se manifestava pelo chat, abrindo suas câmeras e microfones. Também foram aplicadas enquetes que mostravam resultados imediatos, intensificando a interatividade da dinâmica.
As discussões foram guiadas pelos eixos temáticos: Gestão Social da Terra; Habitação e Regularização; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; e Mobilidade.
______________
BATERIA DE OFICINAS
A primeira oficina aconteceu na manhã do dia 2 de outubro, cobrindo a UPT VII – Sul (RAs Gama, Santa Maria, Riacho Fundo II e Recanto das Emas). No dia 9 de outubro foi a vez da UPT IV – Oeste (RAs Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Por do Sol, Sol Nascente e Brazlândia).
A terceira oficina aconteceu na tarde do dia 9, abrangendo a UPT III – Central Adjacente II (RAs Núcleo Bandeirante, Guará, Riacho Fundo I, Águas Claras, Arniqueira, Vicente Pires, SIA e SCIA / Estrutural).
As oficinas temáticas da UPT VI - Leste (RAs Paranoá, São Sebastião, Jardim Botânico e Itapoã) e UPT V - Norte (RAs Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal) ocorreram no dia 16 de outubro.
Por fim, no dia 23 de outubro, foi a vez da UPT II - Central Adjacente I (RAs Lago Sul, Lago Norte, Varjão e Park Way) e UPT I - Central (RAs Plano Piloto, Cruzeiro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal).
PRÓXIMOS PASSOS
A partir das contribuições recolhidas, a SEDUH e a consultora irão trabalhar para processar o diagnóstico comunitário, que será apresentado junto ao diagnóstico técnico na Audiência Pública.
Acompanhe o andamento da revisão do PDOT-DF pelo site www.pdot.seduh.df.gov.br/, onde também é possível enviar suas contribuições a qualquer momento.
コメント