top of page

Com foco na Habitação de Interesse Social, URBTEC™ apresenta avanços do PDUI-RMC para comitiva japonesa na AMEP

Atualizado: 11 de dez. de 2024


Fotografia de uma sala de reuniões com várias pessoas sentadas em cadeiras ao redor de uma mesa, assistindo a uma apresentação. Na frente, uma pessoa de pé aponta para slides projetados em duas telas grandes, que mostram mapas e tópicos sobre políticas públicas de habitação. O ambiente tem teto branco com luminárias fluorescentes.
A temática “Habitação de Interesse Social” foi o tema central do encontro, com resultados dos estudos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC). | Foto: Douglas Viero/Consórcio PDUI-RMC Sustentável

Na sexta-feira (06/12), a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) recebeu a comitiva da Oriental Consultants Global (OCG), que está desenvolvendo um estudo para a Japan International Cooperation Agency (JICA) para uma reunião de cooperação técnica. Durante o encontro, especialistas do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, formado pela URBTEC™ e Technum, apresentaram os resultados do diagnóstico e os avanços do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC).

 

Representando a URBTEC™, participaram o coordenador geral do PDUI, Gustavo Taniguchi, a coordenadora adjunta Débora Follador, e os gerentes Douglas Viero e Alessandro Lunelli. Pela AMEP, estiveram presentes os arquitetos-urbanistas Millena Reis e Matheus Cabral, além do Diretor de Administração e Finanças Rodrigo Stica, que representou o presidente da AMEP, Gilson Santos.

 

Fotografia de uma reunião em uma sala formal com várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular, algumas fazendo anotações. No fundo, há um painel branco com o logotipo do estado do Paranáb. O ambiente tem teto branco com luminárias fluorescentes.
Na reunião de cooperação técnica, estavam presentes representantes da URBTEC™, da Agência de Asssuntos Metropolitanos (AMEP) e da comitiva da Oriental Consultants Global (OCG). | Foto: Amep

O tema central da reunião foi a Habitação de Interesse Social, em apoio ao estudo global da JICA sobre programas de assistência à moradia em países em desenvolvimento. A discussão abordou a caracterização territorial dos assentamentos informais da RMC, os desafios da produção habitacional e as limitações institucionais e orçamentárias que impactam o setor.

 

Além disso, foram iniciadas discussões sobre as perspectivas da fase de propostas (Fase 03) do PDUI, enfatizando a importância de diversificar as formas de acesso à moradia, indo além do modelo tradicional de provisão habitacional.

 

O encontro foi organizado pela URBTEC™ e está alinhado ao objetivo da JICA em desenvolver estratégias de suporte para o setor habitacional em países emergentes, por meio da análise de iniciativas recentes conduzidas por agências governamentais, instituições financeiras e empresas privadas.

 

A reunião reafirma o compromisso do Consórcio PDUI-RMC Sustentável em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios globais do setor habitacional, contribuindo para o desenvolvimento urbano integrado e inclusivo.

Comments


bottom of page