A URBTEC™ marcou presença no seminário em celebração aos 50 anos do BRT (Bus Rapid Transit), realizado entre 27 e 29 de novembro no Salão de Atos do Parque Barigüi, em Curitiba. A equipe de especialistas da consultora participou da programação na quinta-feira (28/11), que incluiu painéis sobre estudos de caso do transporte público no Brasil e no mundo, além de uma homenagem ao ex-prefeito Cassio Taniguchi, que administrou a capital paranaense de 1997 a 2004.
O evento foi promovido pela Urbanização de Curitiba (URBS), pelo Hub de Inovação em Mobilidade Urbana CWBUS e pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP), reunindo especialistas em transporte para debater os riscos climáticos e as soluções para reduzir o impacto ambiental do transporte coletivo, além de abordar inovações e a gestão pública de sistemas de mobilidade urbana. O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, acompanhou a homenagem ao ex-prefeito Cassio Taniguchi, reconhecido por sua atuação no desenvolvimento urbano e na modernização do BRT.
“Sua contribuição inclui, entre diversas realizações, a implantação da bilhetagem eletrônica e a disponibilização do Cartão-Transporte, uma inovação que trouxe mais agilidade e segurança aos usuários”, destacou o diretor.
A URBTEC™ esteve presente com sua equipe especialista em planos e projetos de mobilidade e transporte. Como parte das atividades do seminário, os participantes visitaram a exposição dos veículos históricos que integraram a primeira frota usada na Linha Norte–Sul, quando o sistema de canaletas exclusivas para os ônibus expressos com embarque em nível foi implantado pelo então prefeito Jaime Lerner, acompanhado de outros visionários como Rafael Deli, Moreira Garcês, Lubomir Ficinski, Franchette Rischbieter e Nicolau Kluppel.
Entre os modelos expostos, destaca-se também o ED001, o primeiro ônibus biarticulado, ainda na cor cinza, pioneiro no sistema implementado em 1992. Esse modelo aumentou significativamente a capacidade de passageiros a bordo, garantindo mais conforto para os passageiros e espaço para a circulação durante o trajeto feito nas canaletas exclusivas. A inovação serve até os dias atuais como referência para sistemas de transporte coletivo de outros países.
A exposição também apresentou um dos ônibus elétricos atualmente em operação em Curitiba, evidenciando o avanço da eletromobilidade como o futuro do BRT. Desde sua criação há 50 anos, o sistema, com suas canaletas exclusivas, transformou a mobilidade urbana em Curitiba e inspirou mais de 190 cidades ao redor do mundo.
Além de autoridades locais, o seminário contou com a presença de técnicos da URBS e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e de representantes de governos de países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Equador, Costa Rica, México, Arábia Saudita, Bélgica, Canadá, China, Nigéria, Panamá, Polônia, Portugal, Ruanda, República Tcheca, Senegal, Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, França, Filipinas, Guiné, Itália, Líbano, Malásia, Suécia, Suíça, Tunísia e Turquia.